Ads 468x60px

sexta-feira, novembro 19, 2010

Dia da Bandeira




O dia 19 de novembro é o dia da bandeira, no Brasil.
A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.

As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.


Curiosidade: 

- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

5 comentários:

  1. Te vi na comu, gostei daqui.
    Seguindo-te!

    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  2. certamente a bandeira brasileira é a mais bela de todas e é legal saber o significado das cores, estrelas e afins.

    http://umdiaentenderei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal, vc colocou certo o significado das cores da bandeira... tem muito professor de história que não sabe.
    Parabens!


    Aparece no meu blog.
    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Os ensinamentos cívicos se perderam pelo tempo, muito boa postagem.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Mayara, gostei muito deste seu post!
    Nos dias de hoje, em que se verifica cada vez mais, o desinteresse do povo em geral por nossos símbolos nacionais é, realmente, uma satisfação verificar que uma jovem como você, dispõe-se a fazer esta homenagem; o que eu, particularmente, considero um verdadeiro ato de civismo!
    Parabéns e um grande abraço!

    ResponderExcluir