Ads 468x60px

quinta-feira, setembro 01, 2011

Qual profissão seguir: Jornalismo



Jornalismo
São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.


Na carreira de Jornalismo dependendo do perfil do profissional, ele pode se especializar em diferentes áreas de atuação e atuar como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, pauteiro (pesquisa assunto para as reportagens), chefe de reportagem, redator chefe e âncora (apresentador de telejornal).

O mercado de trabalho

O mercado que se encontra em expansão é o das mídias digitais. "É importante que o jornalista esteja por dentro das novidades tecnológicas, pois há um grande campo de trabalho, principalmente na área de internet", diz Urbano Nobre Nojosa, coordenador do curso da PUC-SP. O bacharel pode encontrar oportunidades em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas. A comunicação corporativa ou empresarial é outra área que pode ser promissora, pois costuma oferecer mais oportunidades de trabalho do que as redações de revistas, jornais e agências de notícias. A mais recente pesquisa com mil grandes empresas nacionais e estrangeiras, encomendada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 2008, com o objetivo de conhecer a fundo como estava estruturado o setor de comunicação das organizações, revelou que cerca de 65% das companhias entrevistadas pretendiam aumentar os investimentos em comunicação nos próximos anos. O profissional que optar por se especializar em uma área específica do jornalismo, como moda, ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia, por exemplo, pode encontrar espaço para atuar também como redator setorizado, seja em mídia digital, seja em mídia impressa. Os maiores empregadores continuam nas capitais, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, mas cresce o número de oportunidades em cidades do interior, sobretudo da Região Sudeste. Além de trabalhar com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviços, fazendo trabalhos esporádicos, ou com empresas próprias de comunicação. 
Grade Básica do Curso de Jornalismo:
Língua Portuguesa
História Geral
Filosofia
Fotojornalismo
Teoria da Comunicação
História do Jornalismo
Informática Básica
Planejamento Gráfico
Economia Básica
Técnicas de Codificação

Carreira de Jornalismo: Aspectos Favoráveis
A área de atuação do jornalismo que mais cresce com certeza é a internet. Há boas oportunidades de trabalho nas versões virtuais dos grandes jornais impressos, em blogs que hoje se proliferam aos milhares e em sites de noticias independentes. Há uma grande procura também por bons reporteres e reporteres investigativos, principalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais.


Salário inicial: R$ 1.833,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.075,78 (assessoria de imprensa na capital); fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Duração média: quatro anos. 


Fonte 1 : Guia do estudante
Fonte 2 : Guia da Carreira

Um comentário:

  1. Adorei essa matéria sobre profissão, é sempre bom ler mais, conhecer mais a que profissão seguir.

    A fonte que você colocou adorei, vou está sempre entrando lá.
    Beijos

    ResponderExcluir