Ads 468x60px

sábado, outubro 01, 2011

Qual profissão seguir: Arquitetura



Arquitetura
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerência os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra, que vão desde a escolha dos revestimentos até a decoração de interiores. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.

O mercado de trabalho

Os próximos grandes eventos que o Brasil receberá - a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 - ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário nacional, e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidades sede do campeonato mundial, e no Rio de Janeiro, onde se realizará a Olimpíada. Os profissionais são contratados por grandes escritórios de arquitetura para atuar no projeto e construção de edifícios e reformas de prédios comerciais e residenciais. "Também as obras realizadas pelo Estado estão crescendo. Há muitas escolas sendo construídas, prédios de serviços públicos, obras da Petrobras, Prodesp, em que o profissional pode apresentar seu projeto e concorrer", afirma o professor Francisco Segnini Junior, coordenador do curso da USP. Além disso, as obras de infraestrutura, como rodovias, pontes e portos, geram oportunidades para o especialista em projetos, urbanismo e paisagismo nas grandes construtoras e incorporadoras, como Odebrecht e Camargo Corrêa. Para o profissional autônomo, as melhores chances estão em projetos para residências. Esse mercado vem crescendo muito, porque os proprietários entendem que o planejamento adequado na construção valoriza o imóvel. A maior parte das vagas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, porém o Nordeste vem acenando com boas perspectivas. 

Grade Básica do Curso de Arquitetura:

Desenho
Cálculo
CAD
Planejamento Arquitetônico
Plástica e Estética
Estatística
Sistemas Estruturais
Hidráulica
Física
Arquitetura estrutural

Pontos Positivos da Profissão de Arquiteto:
Devido ao crescimento econômico geral, aumento da classe média ( hoje maioria da população do Brasil ) e crescimento das cidades de médio porte, os administradores tem feitos grandes investimentos no planejamento urbano. Há também boas oportunidades em arquitetura de interiores e planejamento urbano-ambiental, nestas cidades.


Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).
Duração média: cinco anos


Fonte:1Guia do estudante
Fonte:2 Guia da carreira.

2 comentários:

  1. é tem que pensar bem antes de escolher qualquer profissão .

    ResponderExcluir
  2. Dúvidas de qual profissão seguir, mas já tenho algumas ideias e uma delas é a arquitetura 

    ResponderExcluir