Ads 468x60px

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Qual profissão seguir: Fisioterapia




Fisioterapia 
É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos.



O curso

As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Você estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia (massagem), termoterapia (aplicação de calor ou frio) e hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades ou em hospitais conveniados. Para concluir o curso, também é obrigatória a elaboração de um trabalho sob orientação de um professor. 

Fisioterapia: Aspectos Favoráveis                                                                                      Um mercado muito promissor na área da Fisioterapia é o mercado da segurança do trabalho: as empresas tem requisitado cada vez mais o trabalho de fisioterapeutas para criar programas de prevenção de lesões de seus empregados e melhoria do desempenho. Fisioterapia aplicada a cirurgia plástica também está em alta.

Fisioterapia: Aspectos Desfavoráveis                                                                                        Um dos pontos negativos dessa carreira é a competição, atualmente as Universidades ainda tem formado mais profissionais que o mercado é capaz de alocar.



Duração média: quatro anos.
Salário inicial: R$ 1.670,00 (30 horas semanais; fonte: Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais).



Um comentário:

  1. Fisioterapia é uma profissão linda, pena que é um pouco desvalorizada 

    ResponderExcluir