Ads 468x60px

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Todos contra a dengue.






   Sabemos que todo o ano é preciso ficar atento com a dengue, e é sempre no inicio do ano onde ocorre maior índice de pessoas doente. 
é preciso ficar esperto é toma bastante cuidado com potes de água, garrafas, pneus, caixa d'água etc...

              Desde 1986, todo ano é assim. A epidemia de dengue, que parece adormecida, controlada, reaparece com força à medida que o termômetro sobe e as chuvas caem no verão. A chuva traz de volta uma ameaça minúscula, mas não menos assustadora. Ela mede cerca de cinco milímetros e parece um pernilongo ordinário. Com a ajuda de uma lupa, vê-se um mosquito de cor escura rajado com listras brancas.
Altas temperaturas e chuvas abundantes fazem o paraíso do Aedes aegypti. São as condições ideais para o mosquito se reproduzir. A água que enche as represas é a mesma que se acumula em pneus velhos, garrafas e todo tipo de objeto jogado ao léu. É nela que as fêmeas fazem seu ninho. Quanto maior é o calor, mais rápido os ovos se transformam em larvas e, em seguida, em mosquitos. A chuva é o gatilho que dá início ao calvário de milhares de pessoas que são infectadas com o vírus no país.
              O Brasil registrou um grande número de casos de dengue no verão 2001/2002, mas a situação de epidemia se caracterizou apenas no estado do Rio de Janeiro. Outros, como Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por exemplo, experimentaram um considerável aumento no número de casos.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, precisamos  é muito da atenção de todos, a Dengue mata e é sempre bom se prevenir 

    ResponderExcluir