Ads 468x60px

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Bullying na escola é um assunto sério.



             Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.


            Esse é um assunto muito sério que acontecer em todas as escolas. Como as voltas aulas já está começando nas escolas, vejo que o  assunto bullying  vai ocorrer entre as maiorias. Se você é daqueles que gosta de ser o palhaço da turma e com isso usa seu "amiguinho"  para se sentir o bam bam bam, você com certeza não sabe do maior erro que está fazendo.
            As vítimas do bullying pode sofrer consequências psicológicas desta situação, o aluno que sofre qualquer tipo de bullying pode ter o rendimento escolar bem baixo , não ter vontade de ir a escola e como nas maiorias do caso pode se sentir isolado como se todo mundo tivesse falando dele. Se você não pratica esse ato mais com frequência acha graça de algumas atitudes de seu colega que pratica o bullying, não rir e nem comente, pois se o palhaço da turma ver que não tem mais públicos indo ao seu espetáculo uma hora ou outra ele para e vai embora.


      Veja alguns casos de bullying:


     Gislaine, aluna da 2ª série, de oito anos, estava faltando frequentemente à escola. Quando comparecia, chorava muito e não participava das aulas, alegando dores de cabeça e medo. Certo dia, alguns alunos procuraram a professora da turma dizendo que a garota estava sofrendo ameaças. Teria que dar suas roupas, sapatos e dinheiro para outra aluna, caso contrário apanharia e seria cortada com estilete. 

     Carlos, da 5ª série, foi vítima de alguns colegas por muito tempo, porque não gostava de futebol. Era ridicularizado constantemente, sendo chamado de gay nas aulas de educação física. Isso o ofendia sobremaneira, levando-o a abrigar pensamentos suicidas, mas antes queria encontrar uma arma e matar muitos dentro da escola.

     Os casos descritos acima são reais e revelam a agressão sofrida por crianças dentro da escola, colhidos e narrados por Cleo Fante como parte de uma pesquisa sobre a violência nas escolas, publicados em seu livro “Fenômeno Bullying: 
Esses casos de Bullying foi encontrado no Pucrs. Visite e conheça mais.




2 comentários:

  1. é verdade, está chegando as aulas e precisamos fica alerta quanto esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Leticia_santoslira0217 de maio de 2012 às 19:15

    bem interesante pro meu trabalho♥eu gostei!!!

    ResponderExcluir