Ads 468x60px

terça-feira, junho 19, 2012

A cenoura e seus benefícios





A cenoura, alimento tão comum em feiras e supermercados é uma excelente fonte de betacaroteno, não é a toa que nossas avós sempre diziam que para ajudar a ter aquele bronzeado era preciso comer muita cenoura. Isso porque o betacaroteno prepara a pele para o sol e ajuda a manter a cor dourada do verão.

As propriedades

Mas essa incrível raiz não tem só isso de bom, ela é um excelente antioxidante, ajudando a manter a pele saudável, e também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de pulmão, mesmo em ex-fumantes.
A cenoura também ajuda a diminuir o colesterol ruim do sangue, protege as artérias e combate infecções aumentando a imunidade. Além disso previne catarata, degeneração macular, doenças de pele, manchas e rugas. Nas mulheres reduz  as chances de derrame, desde que consumida diariamente.
E ela não pára por ai: fortalece os músculos, combate a anemia, previne cálculos renais e é coadjuvante no tratamento de diabetes.
Tudo isso porque, além de seu alto teor de betacaroteno, também possui quantidades expressivas das vitaminas A, C, B2 e B3, e os minerais cálcio, potássio e fósforo.

Como consumir

O ideal é consumir a cenoura crua, assim ela não perde nada de suas propriedades nutricionais. Pode ser ralada para acompanhar saladas ou na forma de sucos, sendo que seu suco é desintoxicante do organismo. Bolos, purês, tortas, suflês e refogados são apenas algumas sugestões de como ela pode ser consumida.


Emagrecendo com suco de cenoura

A cenoura, por possuir fibras, também pode contribuir para o processo de emagrecimento. Tomar seu suco batido no liquidificador com um pouco de água diariamente ajuda a eliminar as gorduras, graças as fibras. Não esqueça de tomar muita água durante o dia. Se quiser diminuir a ansiedade de comer, acrescente junto ao suco um pouco de espirulina em pó, ela é uma alga que inibe a fome, você encontra em casa de produtos naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário