Ads 468x60px

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Qual profissão seguir: Engenharia civil



Engenheiro civil
 O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

O curso
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Há instituições que oferecem formação direcionada a uma área específica, como estruturas, transportes e meio ambiente. A Furg possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária.


Mercado de Trabalho em Engenharia Civil
O mercado de trabalho, para o profissional da engenharia civil, passa por um momento favorável, já que programas do Governo estão requerendo o conhecimento específico dessa área. Outros fatores bastante importantes para o aquecimento do mercado são as Olimpíadas e a Copa do Mundo de futebol que irão ser sediadas no Brasil, ou seja, tais fatos contribuem para que o estudante já saia da faculdade com a carteira assinada. Pode-se esperar a absorção do engenheiro civil em diversas áreas, com o aumento e valorização do mercado imobiliário no país, sendo de igual abrangência os nichos da construção de gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros, além dos setores de energia e saneamento.
Como engenheiro, o estudante está capacitado não só para a área técnica, mas também para adminstração e logística, bem como lógica espacial e dimensional que são características da formação. Para a finalização do curso, o estágio é obrigatório, onde o profissional terá contato direto com empresas e construções as quais darão embasamento para a conclusão de todas as habilidades requeridas no mercado de trabalho. A média de tempo dos cursos de engenharia civil são de 5 anos, assim como a maioria das engenharias ministradas no Brasil.


Duração média: cinco anos.


Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

Fonte 1: Guia do estudante
Fonte 2: Guia da carreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário