Ads 468x60px

sábado, fevereiro 25, 2012

Qual profissão seguir: Agronomia


Agronomia
São as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio - do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. Além de acompanhar o dia a dia da produção no campo, ele desempenha funções em escritórios, informando-se sobre novas tecnologias e pesquisas científicas da área, calculando estoques e checando na internet a cotação dos produtos nas bolsas de valores internacionais. Outro possível campo de atuação é como representante comercial, quando divulga produtos ou demonstra o uso de suas tecnologias.


O curso
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Algumas instituições oferecem licenciatura em Ciências Agrícolas e em Ciências Agrárias para formar profissionais para dar aula no técnico agrícola e treinar mão de obra em propriedades rurais e na agroindústria. Outras escolas criaram o curso de Agroecologia, focado na conservação e recuperação dos ambientes agrícolas, para atender à demanda por profissionais com formação voltada para o desenvolvimento rural sustentável, principalmente em pequenas propriedades. 


Pontos Positivos da Profissão de Agrônomo:
A principal vantagem do curso de Agronomia são os campos de atuação e o potencial econômico brasileiro nesta área. É possível ter atuação em Zooctecnia, Solos, silvicultura e Produção Agroindustrial.


Pontos Negativos da Profissão de Agrônomo:
Apesar de haver um amplo campo de atuação para os profissionais de Agronomia, estes devem estar aptos a deslocamento em áres distantes dos grandes centros urbanos, no papel de exercer atividade de campo, auxiliando na resolução de problemas em parceria com os produtores.


Duração média: cinco anos. 


Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

Fonte 1
Fonte 2





Nenhum comentário:

Postar um comentário